Os 10 programa mais antigos da TV


A TV é o meio de entretenimento que mais faz parte da vida das pessoas. Hoje 90% dos lares brasileiros possuem um aparelho de televisão. Vamos relembrar os 10 programas mais antigos, ainda em exibição na TV Brasileira.


1- Mosaico na TV (1961)
O programa destinado à comunidade judaica da cidade de São Paulo está no ar desde julho de 1961 e é o mais antigo da TV brasileira. Há 47 anos ele é exibido ininterruptamente sob a coordenação do fundador e produtor Francisco Gotthilf, de 85 anos. O Mosaico foi exibido primeiramente na TV Excelsior, depois pela TV Cultura, TV Tupi, TV Gazeta e atualmente é transmitido pelo Canal 21. Foi o primeiro programa dirigido a uma coletividade étnico-religiosa específica do Brasil.
2 – Santa Missa em seu Lar (1963)
A “Santa Missa em seu Lar” começou a ser exibida em fevereiro de 1963 pela TV Excelsior. Desde 1968 o programa é transmitido pela Rede Globo nas manhãs de domingo e também no dia de Natal e de Ano-Novo (ambas, diretamente do Vaticano, sendo que a Missa do Natal, é ao vivo). É o programa mais antigo da Rede Globo.
3 - Programa Silvio Santos (1963)
O “Programa Silvio Santos” é um programa-espetáculo de variedades, configurado principalmente como uma sequência de quadros de programas de auditório, e já foi exibido por diversas emissoras de televisão (Paulista, Globo, Record, Tupi e SBT). Tornou-se a principal atração do SBT aos domingos das 19h45 às 00h00, onde é apresentado até hoje.
4 - Jornal Nacional (1969)
O “Jornal Nacional” (ou JN) é um telejornal noturno brasileiro produzido e exibido pela Rede Globo. Foi o primeiro programa transmitido em rede nacional e estreou em 1º de setembro de 1969 sob o comando de Hilton Gomes e Cid Moreira. Atualmente é apresentado por Fátima Bernardes e William Bonner.
5 - Jornal Hoje (1971)
O “Jornal Hoje” é um telejornal brasileiro produzido e exibido pela Rede Globo, que vai ao ar todas as tardes, de segunda a sábado. Estreou no dia 21 de abril de 1971 sob o comando de Léo Batista e Luiz Jatobá. Atualmente é apresentado por Evaristo Costa e Sandra Annenberg.
6 - Globo Repórter (1973)
“Globo Repórter” é um programa jornalístico semanal brasileiro produzido e exibido pela Rede Globo, que vai ao ar nas noites de sexta-feira a partir das 22h00. Estreou em 3 de abril de 1973, em substituição ao extinto Globo Shell Especial, e até chegar ao que é hoje passou por várias transformações. O programa como conhecemos hoje nasceu da ideia de criar um jornalístico semelhante ao 60 Minutes, da CBS News.
7 - Fantástico (1973)
O “Fantástico” é um programa de televisão brasileiro exibido aos domingos pela Rede Globo. Estreou no dia 5 de agosto de 1973. Criado por José Bonifácio de Oliveira Sobrinho, o Boni, com a participação do Armando Nogueira, Borjalo, Augusto César Vannucci, Manoel Carlos e Ronaldo Boscoli, tendo formato de revista eletrônica.
8 - Bom Dia São Paulo (1977)
O Bom Dia São Paulo é um telejornal brasileiro local transmitido pela TV Globo para o estado de São Paulo. Foi o primeiro telejornal matutino do país e estreou no dia 18 de abril de 1977. Atualmente é apresentado por Carla Vilhena e traz as primeiras notícias do estado nas manhãs, com informações sobre os fatos mais importantes do dia, entrevistas, acontecimentos, previsão do tempo, situação do trânsito em sua capital e nas principais rodovias e resultados da última rodada esportiva, entre outras informações.
9 - Telecurso 2º Grau (1978)
O programa estreou em janeiro de 1978 como instrumento para levar educação ao maior número possível de lares brasileiros. O Telecurso é um sistema educacional de educação a distância exibido pela Rede Globo. O programa, que hoje se chama Telecurso 2000, consiste em tele-aulas das últimas séries do ensino fundamental (antigo 1º Grau) e do ensino médio (2º grau) que podem ser assistidas em casa ou em tele-salas. O programa também é disponibilizado para as TVs educativas, como TV Cultura e o Canal Futura.
10 - Globo Esporte (1978)
 Globo Esporte é um telejornal esportivo exibido pela Rede Globo desde 14 de agosto de 1978, às 12h50, de segunda-feira a sábado. Atualmente tem nove edições próprias: uma edição de rede gravada e gerada pela TV Globo Rio de Janeiro para todo Brasil (menos SP, RJ, MG, RS, PE, BA, PR, CE e SC). Nessa edição o primeiro bloco é reservado para as notícias locais.

Um comentário:


  1. https://www.facebook.com/Memoria-TV-Cinema-915112058525444/

    contato (PEÇA CATALOGO ILUSTRADO) magobardo@yahoo.com

    filmes nacionais como O CARA DE FOGO, QUELÉ DO PAJEÚ, RITMO JOVEM (Marcio Greick) GREGORIO 38, ESQUERDINHA O BRAÇO FORTE DA LEI.. E MUITOS OUTROS rarissimos ;NOVELAS RARAS COMO DE CORPO E ALMA (DANIELA PEREZ), ZAZÁ, ANJO DE MIM, PECADO CAPITAL,CORAÇÃO SELVAGEM, BETTY A FEIA ...E MUIIITO MAIS (Programas da TV,auditorio,humor,MPB etc..)SITIO DO PICA-PAU AMARELO, MALHAÇÃO, Ficção rara como "TURISTA ESPACIAL".. PERRY RHODAN legendado ;serie como CENTENNIAL LEGENDADA, ...;desenhos como BRUCUTU, PINÓQUIO, JEM E AS HOLOGRAMAS, JORNADA NAS ESTRELAS, PINOQUIO JAPONES, dublados...
    FILMES e series (desde 1940) ,fora-de-catalogo,todos os generos.. Dublagens antigas (AiC-SP, CineCastro,BKS, DublaSom..)

    JOSE CARLOS NEVES - MESTRE HONORIS CAUSA ARTES MARCIAIS , BODYBUILDER, PERSONAL TRAINER...(VEJA MEU PERFIL)

    abaixo um desenho meu a lapis de cor caran d ´ache #memoriatvcinema
    ...no perfil tem mais..

    ResponderExcluir